21 de out. de 2014

O segundo passo dos cuidados capilares!

| |
    Pega o caderninho e anota tudo porque esse post é longo, tem muitas dicas, todos precisam saber disso e é o segundo passo dos cuidados capilares. 
    Antes de qualquer coisa... Gente, esse cronograma não é universal. Ele pode servir pro seu cabelo mas pode não servir pra outro, porque depende muito do que o seu cabelo está precisando no momento. Não adianta você repor água se o seu cabelo precisa de massa ou de lipídeos. Então procure identificar o estado do seu cabelo e montar o seu cronograma porque essa tabela é somente uma base e o cronograma não é um só!
    Hoje eu vim contar pra vocês o que todo mundo me pergunta sempre, vim contar o que é cronograma capilar, como funciona, como fazer e vou responder a todas as dúvidas que tiverem, só deixar aí nos comentários.
    O que é o cronograma capilar e para que serve?
    É um tratamento intensivo semanal para repor o que o cabelo perdeu com processos químicos, ou para complementar os próprios agentes de hidratação do cabelo.
    Quem pode fazer o CC?
    Tem cabelo na cabeça? Então faça o cronograma. É lógico que cabelos muito danificados precisam de muita intensidade e cuidados, mas os cabelos virgens não fogem disso. Não é só a descoloração, tinturas e os alisamentos que danificam o cabelo mas o sol e o calor, cloro da piscina, sal da praia e a poeira também retiram esses nutrientes capilares que já nascem na gente.
      Como fazer?

 
    O primeiro mês de cronograma é sempre muito enrolado pela falta de costume então eu indico que imprimam, copiem ou entrem aqui no blog toda vez que precisarem dessa tabelinha.
    As fases do CC:


  • Hidratação: É a reposição de água/umidade nos cabelos, é a fase que o cabelo mais precisa pois perdemos a umidade todos os dias com os radicais livres (poeira, poluição, raios solares, etc). Para cabelos opacos, ressecados que quando estão secos ficam armados, e quando molhados ficam muito embaraçados. Procure por produtos que contenham glicerina (glycerin, gliceryl ou glicol), panthenol, D-panthenol, extratos botânicos, aloe vera (babosa) e bepantol. Clique aqui pra ver receitas e produtos de hidratação. 
  • Nutrição: Reposição de lipídeos, para aqueles cabelos porosos, com muito frizz e deslinhados. Para a nutrição, procure produtos com óleos 100% vegetais (É importante que sejam VEGETAIS) e manteigas. Procure produtos que contenham abacate, cupuaçu, manteiga de karité, ou macadâmia; óleos de coco, semente de uva, argan, rícino ou azeite de oliva EXTRA VIRGEM. Clique aqui pra saber como fazer umectação com óleos vegetais e aqui pra ver receitas e produtos de nutrição. 
  • Reconstrução: É a reposição de massa capilar (proteínas, queratina, aminoácidos e colágeno), para os cabelos espigados, ralos, quebradiços, com pontas duplas e elásticos. Procure produtos contenham: queratina, arginina, creatina, colágeno, cisteína, proteínas e aminoácidos. Clique aqui para saber como prevenir, tratar e recuperar cabelos que precisam de reconstrução. 
     Receitinhas e milagres:
    Para a hidratação: Um creme indicado para a hidratação com características citadas acima e bepantol LÍQUIDO. Para misturas caseiras você pode usar babosa ou café solúvel.  Lave os cabelos apenas com shampoo, aplique a mistura e deixe o tempo indicado na embalagem da máscara (Lembrando que não, não irá adiantar mais se você deixar por mais tempo no cabelo, só pode fazer com que seu cabelo fique com aspecto de sujo e pesado);
    Para a nutrição: Um creme indicado para a nutrição, óleos 100% vegetais e manteigas. Para misturas caseiras, umectação noturna é um ótimo ajudante e amigo da nutrição. Se for misturar máscara com óleos/manteigas, lave o cabelo com shampoo antes. Se for fazer umectação, passe o óleo e lave com shampoo quando for retirá-lo.  
    Para a reconstrução: Máscaras repositoras de massa, queratina (líquida, pasta, gel, hidrolisada ou não), e gelatina incolor (dissolva metade de um sachê em 2 dedos de água e misture em uma máscara, lave apenas com shampoo antes de aplicar). Siga a embalagem.
    Existe um tempo certo de fazer o CC?
    O tempo certo é para sempre, pois sempre vai haver algo para danificar os nossos fios mesmo que não seja causado por nós mesmos. Eu faço o cronograma normalmente por 3 meses, dou uma pausa de 15 dias e torno a fazer; procuro sempre testar novos cremes, ampolas, óleos, manteigas e etc, para não fazer com que o cabelo se "acostume" com tal produto. Seu cabelo está totalmente recuperado dos danos? Ok, mesmo assim continue o cronograma mesmo que seja com menos intensidade de acordo com a tabela. 
    Observações:
    Com o tempo você vai pegar as manhas e aprender a reconhecer exatamente o que o seu cabelo precisa e assim não vai precisar seguir regradamente uma tabelinha.

    Deixem nos comentários suas dúvidas, sugestões de post, experiências, etc. Espero ter ajudado, até o próximo post e fica a dica: Cronograma ontem, cronograma hoje, cronograma amanhã, cronograma pra sempre!!!




4 comentários:

  1. Muda alguma coisa eu fazer duas vezes envés de três ?

    ResponderExcluir
  2. O cronograma ajuda o cabelo a crescer ? Gostei das receitinha que colocou, achei que nesse processo só eram usados cremes comprados. Valeu pelas dicas. beeeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o cronograma não tem exatamente essa função. Mas quando você não trata o seu cabelo e as pontas se quebram ou viram duplas, dá a impressão que o cabelo não cresce (ou no caso das tingidas: que a raiz cresce mas o cabelo não). Quando você trata e as pontas não se quebram, elas vão acompanhando o crescimento. E crescimento capilar é todo um conjunto: estímulo do couro cabeludo, boa alimentação e comprimento do cabelo saudável.
      Obrigada pela visita, um beijo! <3

      Excluir