22 de dez. de 2014

Descoloração

| |


    Heeeeeeey queridos! Hoje eu vim falar sobre um assunto que me perguntam sempre: Descolorir o cabelo. Como fazer, o que usar, erros, cuidados,etc. Se você está pensando em descolorir o cabelo, vá em um salão para primeira vez. Se você é teimoso como eu ou é curioso, continue lendo. Recomendo que leia tudo neste post até o final pois contém conteúdo MUITO importante com relação a descoloração.
    O que é? 
    É um processo químico que retira pigmentos naturais ou já coloridos dos fios. 
    Descoloração x Decapagem
    A decapagem retira a camada de tinta, logicamente é feita em cabelos já coloridos. A descoloração pode até ser feita em cabelos já coloridos, o que é meio desnecessário se a decapagem agride um pouco menos, mas retira até o pigmento natural dos fios, alterando a cor dos cabelos virgens.
    O que é usado?
    Água oxigenada e pó descolorante. A volumagem da água oxigenada varia de acordo com o tom do cabelo e com o tom de loiro que você quer abrir. Acredito que a mais usada para tingir após a descoloração é a OX 30vol, e para quem quer ficar loira, abrir tons mais claríssimos, é a de 40 vol. Mas como já disse, varia muito.
    Como fazer?
    A proporção é: Para cada uma medida de pó descolorante, duas medidas de água oxigenada. Exemplo: 50g de pó, 100ml de OX. Misture bem até desfazer as pelotas de pó e ficar homogêneo.
    Como aplicar?
    Com os cabelos sujos e secos. Se o seu cabelo está limpo, use uma quantidade bem pequena de algum óleo (argan, coco, semente de uva, azeite extra de virgem, etc) só pra não agredir tanto os seus fios e o couro cabeludo.
    Cuidados na descoloração:
    Antes: Antes de qualquer coisa, teste de mecha. Teste de mecha pra descoloração, pra tintura e pra qualquer outro processo químico. Se você vai ao salão, exija um teste de mecha pra saber se o seu cabelo vai aguentar aquele processo, se a tintura vai manchar, e como os seus fios vão reagir. É simples: pegue uma mecha de dentro, escondida, e faça o processo que você faria no cabelo todo. Deu certo? Faça exatamente do mesmo jeito no cabelo. 
    Usa chapinha, secador ou babyliss? PARE AGORA! Recomendo que pare de usar no mínimo umas 3 semanas antes e que evite até banho quente, pois pode quebrar ou danificar mais ainda o seu cabelo. Eu já disse aqui que calor em excesso faz mal ao cabelo. 
    Com relação a escovas progressivas, definitivas, etc, recomendo que nem faça a descoloração, pode haver uma química incompatível e, com isso, você pode ganhar um belo de um corte químico. No mais, siga o cronograma RIGOROSAMENTE antes da descoloração. 
    Durante: Eu sempre faço e sugiro que façam também a etapa de Reconstrução do CC no dia da descoloração, seja com queratina líquida ou máscaras. Como eu já disse acima, usar algum óleo de sua preferência para proteger os fios e o couro cabeludo. E observar sempre! Fique atento ao seu cabelo na hora da descoloração, de preferência olhe no espelho a cada 5 minutos. 
    Depois: Assim que lavo o cabelo, após descolorir, faço outra Reconstrução. Se for tingir com tinta que contenha amônia e misture com OX, dê uma pausa de alguns dias e vá seguindo o cronograma. Se for fazer outra descoloração dê uma pausa de no mínimo 7 dias. 
    O que não fazer?
    Torrar no sol: Gente, calor em excesso faz mal aos fios, ainda mais passando por processo químico. Ficar torrando no sol ou em qualquer outra fonte de calor não te fará ficar mais loira, só irá agredir mais o seu cabelo. Então esquece isso, é mito.
    Não usar medidas: Se já é errado para quem já está acostumado com descoloração, imagina pra quem está começando agora? Tem que usar medidas sempre pra não manchar, ficar do jeito que você quer e, caso vá fazer outra descoloração depois saber exatamente o quê e como você vai usar. 
    Não respeitar o tempo: Ficar 1h com a descoloração não vai abrir mais tons se o tempo de ação dos produtos é de 30min, só irá agredir muito mais o seu cabelo. Então respeite, faça como vem na embalagem e vai conseguir chegar ao loiro que você quer ou precisa.
    Aplicar com o cabelo molhado: Pode simplesmente não dar um resultado satisfatório e manchar os cabelos. 
    Fazer uma descoloração atrás da outra: Apesar de ser uma irresponsabilidade, eu confesso que não sigo isso mas eu sugiro que façam o que eu digo, não façam o que eu faço. O cabelo precisa de uma pausa, o cronograma precisa continuar pra repor o que os fios perderam e que você não tenha um corte químico. Atenção: O corte químico pode acontecer 1 mês após o processo, então não ache que você pode fazer 5 descolorações em um dia e só porque não caiu naquele dia, seu cabelo não irá cair depois.
    Dica de ouro: NUNCA deixe de seguir o cronograma capilar. Não é só durante algum processo químico, o CC deve ser seguido PARA SEMPRE.
    O que eu uso:

    Eu sempre usei o descolorante e a ox da Lightner desde o começo e sempre me deu resultados super satisfatórios, sempre abriu os tons desejados e muito mais rápido e não agride muito o cabelo. Ele sempre foi mega eficiente em tirar o preto azulado do meu cabelo. 

    Recentemente eu testei o Supermeches da Alfaparf e não tive resultados muito satisfatórios com descoloração, testei no cabelo da minha mãe e achei que ele não abriu tanto e agrediu mais. Já usado no soap cap (que é uma forma de decapagem) ele agiu muito bem. 
    Tem que descolorir?
    Seu cabelo é loiro natural? Se a sua resposta foi não,vá comprar descolorante e ox agora. Gente não dá pra acreditar em história de vendedora dizendo que tal produto vai pegar sem descolorir se o seu cabelo é castanho escuro, a menos que você queira pintar de preto azulado. Se o seu cabelo é um tom acima do qual você quer tingir, não vai pegar ou vai dar apenas uns reflexos no sol ou luz artificial. Cores como laranja, rosa, vermelho e verde precisam apenas de um loiro amelado, sem neutralização. O azul precisa de um platinado ou um loiro claríssimo, porque se você passar por cima de um loiro amarelado ele fica verde (amarelo+azul=verde), e o roxo precisa dar uma matizada, porque roxo em cima do amarelo pode neutralizar e chumbar seu cabelo. E quanto mais claro, mas viva e aberta a cor vai ficar. 
    
    Enfim, espero ter tirado boa parte das dúvidas pra quem quer começar, mas ainda assim eu recomendo super que você procure um profissional. Se eu esqueci de algo, se você tem alguma dúvida, deixa aí embaixo nos comentários que eu respondo todo mundo. Beijinhos e até o próximo post! ;*

5 comentários:

  1. Descolori o meu cabelo no salão e a cabeleireira deixou o descolorante agindo por mais de 4 horas!!E sim o meu cabelo caiu muito, está muito elástico, poroso, horrível já fiz de tudo e nem vai voltar mais a ser o que era antes!!

    É bom saber dessas coisas, entender que certas pessoas nem se quer tem tal capacidade para mexer em seu cabelo mesmo tendo um papel mostrando que se formou...

    se você quiser ver o estado do meu cabelo você pode acessar no meu blog
    desde já grato :)
    expiredlover.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu iniciei o curso de cabeleireira e hoje mesmo falamos disso na aula. Não é quanto mais tempo você deixa agir, e sim por quantas vezes você repassa. E olha que nem precisa do diploma pra saber, é só ler na embalagem que após um certo tempo o produto deixa de fazer o efeito que deve fazer e passa a fazer um efeito rebote. Enfim, sinto muito por isso, e espero que minhas dicas possam te ajudar a cuidar disso e que seu cabelo tenha uma recuperação. Obrigada pela visita <3

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Sabe dizer se é correto ou tem algum problema passar totalizante logo após descolorir o cabelo?

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema! Só certifique-se de lavar bem quando retirar a descoloração e secar bem o cabelo antes de passar o tonalizante pra não manchar.
      Volte sempre <3

      Excluir