8 de out. de 2015

O cabelo virou chiclete, e agora?

| |
     E aí gente! Então, estava fazendo algum processo químico e quando lavou descobriu que seu cabelo virou chiclete/emborrachou/ficou elástico, e não sabe o que fazer? Continua lendo que hoje eu vou dar dicas para prevenir, tratar e recuperar os cabelos elásticos.
    Primeiramente, saibam que cabelo elástico e elasticidade natural são duas coisas diferentes. Uma coisa é você puxar as pontinhas do seu cabelo e elas darem uma leve esticada, outra coisa é você puxar, o cabelo esticar eternamente até arrebentar e parecer um chiclete. Elasticidade natural é normal, cabelos elásticos não.
    A forma mais fácil e lógica de prevenir para que o cabelo não fique elástico é evitar fazer um processo químico atrás do outro. Nada de progressiva/relaxamento e descoloração na semana e nada de várias descolorações seguidas sem recuperar o que já foi perdido. Não tem essa de "Vou fazer várias descolorações e depois eu recupero tudo", você tem que fazer uma e recuperar, dar um tempo pra fazer outra e recuperar novamente. Mantenha o cabelo sempre bem hidratado e com o cronograma capilar em dia, e tome todos os cuidados possíveis com a descoloração como eu já ensinei aqui.

    A forma mais fácil de identificá-lo é dando leve puxadas nas pontas com o cabelo molhado, o segundo passo é reparar o quanto o cabelo está demorando pra secar, e o terceiro é reparar o cabelo seco. Se o cabelo está esticando e arrebentando quando molhado, demora mais do que o normal pra secar, e, quando seco, fica espigado, quebradiço e poroso, sim, o seu cabelo está elástico.
    Mas não precisa se desesperar! 

  • A primeira coisa a se fazer é esquecer a escova/pente. Use um creme de pentear ou leave in e desembarace o cabelo com os dedos e com MUITO cuidado. O seu cabelo está frágil e qualquer coisa pode arrebentá-lo.
  • Esqueça o secador, a chapinha, babyliss, escova rotativa, ou qualquer outra coisa que emita calor tão diretamente com o fio. O cabelo elástico demora bastante pra secar ao natural, e o uso desses instrumentos pode até mascarar a saúde do cabelo, mas vai ser mais agressivo e, com isso, vai demorar mais para recuperá-lo. 
  • Com o cabelo molhado você deve abolir a escova/pente e com o cabelo seco você pode até pentear, mas evite o máximo que puder. O cabelo só mostra que está elástico quando está molhado, mas quando está seco fica espigado, quebradiço e poroso.
  • NÃO faça mais nenhum processo químico. Fez descoloração e ainda tem que usar uma tinta com amônia ou a progressiva desbotou e você precisa retocar? Use tonalizante. Coloque em primeiro lugar a saúde dos seus fios, depois a beleza. A menos que você queira um corte químico, que não é nada legal. 
    Agora que já aprendemos a prevenir e saber o que fazer na hora do desespero, vamos aprender a tratar. Antes de mais nada, saiba que cada cabelo é uma sentença. O que eu indico aqui é baseado nos meus estudos e na minha experiência, mas você tem que ir testando e ver com o que o seu cabelo se adapta mais. Quero que saibam também que nem todo cronograma é igual, apesar de eu ter montado uma tabelinha de cronograma capilar no post que fiz lá no começo do blog, não era regra universal até porque nem todo mundo tem o cabelo igual ao meu e aquela tabelinha é adaptável de acordo com produtos que você usa, com o que o seu cabelo precisa e se você fez ou não processos químicos recentemente. 
    Sim, só tem uma hidratação. Sim, tem várias reconstruções. Porque? Porque quando um cabelo fica elástico ele perde massa, lipídeos, queratina, aminoácidos e colágeno. E na hidratação o cabelo perde água. E a Nutrição nesse caso, é para melhorar a porosidade. 
   Quero pedir desculpas porque eu já procurei na internet uma explicação melhor pra isso, em todos os sites e blogs possíveis mas a única garantia que posso dar pra vocês é a minha experiência: Hidratação (reposição de água) deixa um cabelo elástico ainda pior. Eu tô pesquisando feito louca desde antes de ontem pra explicar pra vocês o porquê isso acontece, mas não achei nada. A hidratação não deve ser totalmente abolida do cronograma de recuperação (às vezes precisa sim, mas você tem que conhecer bem o seu cabelo e saber do que ele precisa), mas deve ser bem moderada pois o cabelo elástico acaba ficando mais macio e isso não é bom pra cabelos elásticos. 
    Invista em reconstruções de todos os tipos, das mais leves as mais pesadas. Dos cremes mais pobres (em questão de composição) aos mais ricos em queratina, aminoácidos e colágeno. 
    E percam o medo da Reconstrução, por favor!!! Eu sei que muita gente vai vir dizer que esse cronograma está pesado, mas ESSE CRONOGRAMA É PARA CABELOS EXTREMAMENTE DANIFICADOS E ELÁSTICOS! 

    Essas são as minhas indicações de produtos, mas é lógico que são adaptáveis. Na Reconstrução indico queratina líquida (siga as regras da embalagem), gelatina incolor (dissolva meio sachê da gelatina em 2 dedos de água e misture em uma máscara-base, como kanechom e yamasterol) e um kit de repositor de massa da Amend (siga as embalagens). Na nutrição eu usei como exemplo três óleos: azeite de oliva extra virgem, óleo de argan e óleo de coco, você pode usar puro como umectação ou misturar em máscara-base, e também pode usar manteigas 100% vegetais, como a manteiga de karité. Na hidratação indiquei a babosa, a glicerina e o café solúvel. Outra dica muito boa é fazer o enxágue com vinagre que eu expliquei aqui, a recuperação não vai ser imediata mas o vinagre vai acidificar/neutralizar esse cabelo que está alcalino e fechar as cutículas. 
    Procure por outros produtos específicos, leia composições, procure resenhas e indicações na internet e adapte-se. É preciso paciência e não ter pressa porque recuperar dá bastante trabalho, mas você pode optar pela vitamina T, de tesoura. Eu já recuperei como também já cortei, mas vai de como cada um é apegado ao seu cabelo. 

    Enfim, espero que o post esteja bem completo e que ajude vocês. Qualquer dúvida pode deixar aí nos comentários que eu sempre respondo. Beijinhos e até terça-feira! 


    

4 comentários:

  1. O post tá ótimo. Muito bem escrito, Rafa. Se fosse eu, ia levar uma semana pra escrever tudo isso. kkk Parabéns!

    http://escamasecabelos.blogspot.com.br/2015/10/nova-tinta-fantasia-nacional-da.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha e olha que eu escrevi com pressa, viu? Obrigada e volte sempre!

      Excluir
  2. Ooi sou eu mais uma vez!
    Gostaria de saber uma coisa: Tenho a queratina líquida da niely gold e quando eu passo ela não vejo nenhum resultado, pois meu cabelo está bem fraco e elástico mas o efeito não vejo nenhum fica elástico do mesmo jeito...como usar corretamente esse produto??
    Desde já grato :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Primeiro você tem que ter noção que um cabelo que está muito danificado, n-a-d-a vai dar efeito imediato. O modo de usar é o descrito na embalagem (lavar com shampoo, aplicar e pausar por 10 ou 15 minutos, enxaguar e usar uma máscara ou condicionador mesmo). Siga o cronograma de restauração e volte pra me contar o resultado ;)

      Excluir