8 de nov. de 2015

Tipos de cabelo e como cuidar de cada um!

| |
    Oi gente lindaaa! Ontem à noite uma leitora aqui do blog veio me procurar correndo pra eu explicar pra ela sobre os tipos de cabelo que tanto falavam num tal grupo do facebook. É óbvio que eu aproveitei pra falar disso no blog, já que ontem eu estava tentando escrever sobre outros assuntos e deu um belo de um bloqueio na minha mente.
    Geralmente as pessoas/cabeleireiros definem os cabelos em três: liso, cacheado e crespo, às vezes até citam cabelos crespos como cacheados. Mas existem muitos tipos diferentes e cada um deles têm as suas próprias características e devem ser cuidados de forma adequada com produtos adequados. Se você quer saber qual é o exato tipo do seu cabelo e como cuidar corretamente dele, continue lendo!
    Mas antes, que tal dar uma passadinha lá na página do blog no facebook?


Agora que você já curtiu a página, vamos ao que interessa!
     Essa classificação dos fios foi criada nos EUA e este site aqui é do criador dela. A classificação separa os tipos de cabelo de acordo com a textura dos fios.
    Esse é o tipo 1, liso, reto, sem nenhum tipo de ondulação. A diferença de um pro outro está na textura. É um cabelo mais sedoso e brilhoso pois a oleosidade da raiz não tem tanta dificuldade de chegar as pontas como no cabelo crespo. Para esse tipo de cabelo, indico que faça Low Poo. 
  • Tipo 1A: É um cabelo reto, sem volume, bem fino, naturalmente brilhante, tem tendência a oleosidade excessiva, não segura cachos feitos com babyliss (só com 1 vidro de laquê hahaha) e não reage tão bem à químicas por não ser tão encorpado. Evite produtos com muitos óleos, faça sempre uma boa massagem no couro cabeludo com o shampoo na hora da higienização, não deixe de fazer uma boa Reconstrução após químicas, É o típico cabelo que não segura presilha, nem grampos, nem elásticos, qualquer coisa nele escorrega fácil.
  • Tipo 1B: Fios retos, nem tão finos e nem tão grossos (meio termo), é um pouco mais volumoso e consegue segurar melhor presilhas e cachos com babyliss. Use produtos mais leves no dia-a-dia e mais "aguados" (aqueles que escorregam dos potes com facilidade).
  • Tipo 1C: Reto, bem pesado e bem mais encorpado que os outros fios lisos, tem uma textura mais grossa, geralmente demoram um pouco mais pra abrir tons em descolorações e colorações. Evitem produtos e óleos que possam deixar esse tipo de cabelo mais pesado, e lave com mais frequência. 
    Nesses tipo 2 a diferença é mais nítida ao olhar. Vai desde as ondas bem suaves até as mais definidas. O cabelo não é totalmente reto, mas também não chega a formar "molas", e a raiz costuma ser mais lisa. 
  • Tipo 2A: É um cabelo mais puxado para o liso do que para o cacheado, é fino, quase não tem volume e tem um formato bem leve de S (mais pra uma onda do mar na vertical do que S), as ondas desse tipo de cabelo começam mais nas pontas.  O ideal é não usar muitos produtos a base de óleos e manteigas, prefira os mais hidratantes, e use produtos bem leves. Para esse tipo de cabelo indico que faça Low Poo.
  • Tipo 2B: Possui mais ondulações, e elas começam a partir do comprimento (meio do cabelo) e tende a ter mais frizz. Use produtos anti-frizz e finalizadores leves. Indico que faça Low Poo.
  • Tipo 2C: Os fios têm muitas ondulações e elas começam mais perto da raiz, quase chega a formar cachos soltos, é bem mais volumoso que o 2A e o 2B e na parte da raiz os fios já ficam mais distantes e menos grudados do couro cabeludo. Capriche nos finalizadores e nos produtos mais hidratantes. Indico que faça Low Poo intercalando com cowash.
    Algumas pessoas vêem os tipos 2B e 2C como cacheados, é aqui que os cachos realmente começam, pois aqui estes cachos já se formam a partir da raiz. Aqui os cabelos formam "molas" ou "caracóis" e deve-se mergulhar nas hidratações, pois as pontas geralmente são mais secas. 
  • Tipo 3A: São cachos definidos e mais soltos, aquele tipo de cacho que todos acham que foi feito com babyliss ou dedoliss. São brilhosos e formam cachos largos. Invista em leave in ou creme de pentear ativador de cachos mais leves. Indico que faça Low Poo e intercale com cowash. 
  • Tipo 3B: São cachos mais estreitos e fechados, com mais volume e bem mais enrolado. Parecem verdadeiras molas. Geralmente tem as pontas mais secas. Indico que faça No Poo, ou Low Poo com shampoos mais hidratantes.
  • Tipo 3C: São cachos super fechados e apertados, ficam grudados um nos outros e possuem bastante volume. Indico que faça No Poo e use produtos mais hidratantes e com densidade, mais grossos, do tipo que não escorregam do pote mesmo que você vire de cabeça pra baixo.

    Aqui começa o que denominam de cabelo afro, são mais secos e frágeis pois a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de chegar até o comprimento e as pontas. Uma coisa que diferencia os cacheados dos crespos, é que o tipo 3 se soltam quando molhados, e os crespos continuam encaracolados mesmo quando molha. Jamais desembaracem ou penteiem esse tipo com os cabelos secos, sempre com ele molhado e após o condicionador ou creme de pentear/leave in e com pente de dentes largos. 
  •   Tipo 4A: São cachos muito fechados, bastante volumosos e bem definidos. Não é recomendado lavar com frequência e investir pesado em hidratações e nutrições. Abuse dos óleos como finalizadores, e indico que faça No Poo. Um agradecimento e um beijo especial pra essa linda da foto, Jacqueline Araujo, que me permitiu usar a foto dela pra demonstração! <3
  • Tipo 4B: Cachos em zig-zag, tende a ser um cabelo bem seco. Indico que faça No Poo e invista nas hidratações e nos óleos 100% naturais. Use máscaras/condicionadores/creme de pentear/leave in mais densos, daquele tipo que não escorrega, e desembarace com pentes de dentes largos após um condicionador bem hidratante, evite lavar com frequência.
  • Tipo 4C: Os cachos parecem molas bem encolhidas na raiz com algumas áreas sem definição, tende a ser seco e quebradiço, e é o tipo de cabelo mais volumoso de todas as tabelas. Não lave com frequência e invista no No Poo e nos óleos 100% naturais. 
     Tanto para os cacheados, quanto para os crespos, que não deve lavar com frequência, tenha um borrifador pra ajeitar caso os cachos acordem amassados. Quem não sabe o que é Low e No Poo, é só clicar aqui.
     Enfim, é importante saber o tipo exato do seu cabelo para usar os produtos certos e mantê-lo sempre bem cuidado e saudável. Espero que tenha ajudado e tirado a dúvida não só da leitora que me pediu pra fazer esse post, mas de quem ainda tá em dúvida pra saber qual é o seu tipo. Qualquer dúvida ou dica de post vocês podem me procurar que vou sempre buscar o tema pra trazer pra vocês. Beijinhos e até o próximo post! ;*





2 comentários:

  1. Nossa uma coisa que eu tenho dúvida é o tipo do meu cabelo porque ele é muito indefinido, eu acredito que seja a puberdade... meu cabelinho tem uma história a respeito de tipos mesmo '.' haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também hahah era 3A quando eu era pequena, mas com a raiz lisa. Depois virou 2B, 2A e hoje em dia é 1A hahaha

      Excluir