9 de jan. de 2015

Hidratação caseira com maisena (amido de milho).

| |
    Antes de qualquer coisa eu necessito pedir desculpas pelo sumiço, mas gente, é por uma boa causa. Eu tô procurando me organizar pra deixar o blog melhor pra vocês. E segundamente eu queria dizer que maizena é nome de uma marca, e maisena é o nome do produto. (sim, isso é relevante). Sem enrolações, hoje eu vim trazer uma daquelas receitinhas que vocês adoram e usando coisas que encontramos dentro de casa. Ok, o creme de hidratação não é de dentro de casa, mas é essencial você sempre ter um, pelo amor de deus! 
     A hidratação com maisena (ou touca de gesso) é muito antiga e era usada para alisamento natural dos fios. As pessoas hoje adaptaram essa receita para os cachos, porque ela deixa os cachos mais definidos e naturais, e saibam de uma coisa: tudo que faz bem para cachos, faz 2x melhor para os lisos e ondulados. Eu mesma usava nos meus 10 anos de idade só que de maneira errada e hoje eu vim ensinar a maneira certa de usar. 
     Vamos ao que interessa... 
  Você vai precisar de:
  • Maisena (amido de milho);

  • Creme de hidratação;

  • Água ou leite;



  • Açúcar (opcional);

  • Ampolas de vitaminas A, E e B5 (opcional);

  • uma colher e um pote;
  • uma panela e um fogão rs.
    Porque desses ingredientes?
    A maisena tem o poder de dar brilho, hidratar, reduzir frizz e volume, deixar os fios mais macios, brilhantes e definidos. 
    A água ou o leite é para completar a hidratação, e acho que o leite pode dar um efeito ainda melhor por suas proteínas. 
    O açúcar afina os cabelos (sim), então pra quem vai usar a hidratação como alisamento natural é ótimo, além de ser um ótimo hidratante para o cabelo.
    Vitamina A auxilia o crescimento e hidrata, vitamina E e B5 potencializam a hidratação.
    Porém, vocês não precisam usar esses ingredientes se não quiserem, são opcionais, eu usei para batizar a hidratação e potencializar o efeito. 
 Como fazer?
    Deixa eu dizer uma coisa, eu fui nessa de usar as medidas que pesquisei e sobrou muito, eu não sei se pode guardar mas eu guardei mesmo assim porque não gosto de desperdiçar. Eu vou mostrar exatamente como fiz, mas se o seu cabelo é pequeno como o meu, diminua a quantidade.
    Coloque a água ou o leite na panela e depois uma colher de maisena e mexa até dissolver.
   Ligue o fogo baixo e mexa até engrossar e ficar com a textura de um mingau (não pare de mexer). Quando engrossar, desligue. Vai ficar mais ou menos assim:
    Ainda morno, coloque o mingau em um pote e adicione o creme de hidratação, o açúcar e as ampolas.

    
    Com os cabelos lavados apenas com o shampoo, aplique a mistura mecha por mecha enluvando bem os fios e penteando com os dedos. Para as cacheadas, uma dica: quando for passar mecha por mecha, faça cachos com os dedos e prenda-os com grampos. Para as lisas: Penteia o cabelo e divida exatamente do jeito que você usa ele no dia-a-dia, não prenda pra não marcar e não deixe o cabelo penteado para trás. Deixe agir de 30 minutos à 1 hora, enxágue bem e condicione os fios normalmente. Pra deixar bem claro: Não lave com shampoo de novo porque isso vai retirar todo o efeito da hidratação. Tem que ser sempre nessa ordem: Shampoo > hidratação > condicionador. SEMPREEE!!!! E, antes que eu me esqueça, essa receita entra na fase de Hidratação do cronograma capilar.

 O que eu achei?

    Bom, como eu disse lá em cima, eu já fiz essa hidratação várias vezes há anos atrás, só que eu misturava a maisena direto no creme e isso não dava efeito nenhum no cabelo. Agora que aprendi a fazer de maneira correta, eu gostei bastante e essa vai entrar no meu cronograma porque o resultado foi maravilhoso. Diminuiu o frizz, deu maciez, brilho e sedosidade e hidratou bastante. Eu deixei agir por 45 minutos exatos e o resultado foi maravilhoso. Indico MUITO que vocês façam, é bem fácil de fazer e faz um bem enorme pro cabelo. Usem e me contem aí nos comentários o que acharam, me mandem perguntas pra eu responder em vídeo e sugestões de post que vocês queiram ver aqui. Beijinhos e até o próximo post! :*
(Meu cabelo no antes estava com cauterização por isso na foto parece bonito, mas na verdade estava com as pontas bem ressecadas por causa da chapinha, e essa hidratação melhorou 100% essas pontas)








10 comentários:

  1. Oooow, já tinha ouvido falar, mas não sabia que era fácil assim. Vou testar e te falo o resultado.

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi fala mais gostei bem interessante vou tenta fazer em mim, pois vou para praia e é melhor deixa o cabelo hidratado nao acha kk! amei seu blog tu e muito caprichosa!! Venha me ver quando puder vou fica feliz em te ver !!

    http://www.politicamenteincorreta.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo essas ampolinhas da Skafe e os potões da Kanechon pra batixar <3 Eu te indiquei numa tag, vai lá ver ;)
    http://batomcombacon.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho tanta preguiça de fazer essa hidratações em casa, sempre tenho que ir no salão porque pra mim é mais prático (financeiramente não, mas ok). Mas a mistura é bem fácil de fazer mesmo e acho que as medidas no meu iam ficar ótimas, já que ele é maior que o seu. E por sinal, adorei seu cabelo, queria muito poder pintar o meu assim! HAHAHHA

    Beijinhos,
    http://www.girlbeinggeek.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelos comentários meninas! Não esqueçam de fazer e me contar o que acharam, viu? Visito vocês em breve! Beijinhosss 😘

    ResponderExcluir
  6. Verdade! Quando testar não esqueça de me dizer o que achou... ;*

    ResponderExcluir
  7. Rafaela, parabéns seu post foi muito bem escrito, e seu blog também está ótimo, porque ele tem conteúdo, odeio aqueles blogs que só tem fotos e coisas do tipo, você escreve e isso é muito bom.
    Eu já estou a algum tempo, querendo fazer essa hidratação só que a lerdeza não deixa, mas vou testar, parar de preguiça e finalmente testar, pois já ouvir muito dizer que ela é bola e eu amei a sua idéia de potencialização com as ampolas de vitaminas.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada! É gratificante ler isso. Quando testar, não esqueça de me dizer o que achou, ok? Beijinhos e obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  9. Nossa que lindo seu blog,essa receita fica muito boa em cacheadas gostei muito 💋

    http://cabelosprincessa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir