26 de out. de 2015

Como identificar o que o meu cabelo precisa?

| |
     Hello gente linda! Já passou por aquela fase de cuidar do cabelo, até seguir um cronograma, e não ver resultado? Provavelmente não era aquilo que o seu cabelo mais precisava naquele momento! Sim, os nossos amados fios tem necessidades especiais e se você está fazendo hidratação por bastante tempo e não tá vendo resultado algum, você precisa continuar lendo esse post! Mas antes de qualquer coisa, se você ainda não leu o post sobre cronograma capilar, abre outra janela e leia antes desse, é importante para que você saiba os termos que vou me referir. 
    Já falamos aqui sobre o cronograma e demos uma pincelada sobre o que cada etapa faz, para o que serve, etc. Porém, eu senti necessidade de falar só sobre a necessidade de cada uma pra rolar um entendimento ainda melhor. 
    Nós já vimos que a hidratação repõe a água e os minerais do cabelo que perdemos todos os dias com os radicais livres, sol, água do mar, cloro, etc, e que a reconstrução repõe a massa capilar. Vamos levar isso para o dia-a-dia? Se uma pessoa fica com a boca seca, está urinando bem menos que o normal, o que daremos à ela? Água ou macarrão? No caso do cabelo, a água é a hidratação e o macarrão a reconstrução (não to dizendo pra usarem macarrão no cabelo, pelo amor). 
    A etapa de hidratação não faz um estrago caso seja usada em excesso (mesmo quando o cabelo está elástico, ela piora a situação mas não é nada drástico). Simplesmente, se o seu cabelo não estiver precisando de hidratação naquele momento, ele não vai absolver. Já o excesso de nutrição pode deixar o cabelo com uma oleosidade excessiva, pesado e com um aspecto de um cabelo que não lava há semanas. E o excesso de reconstrução deixa o cabelo quebradiço e espigado. 
    
    A primeira forma de identificar visualmente um cabelo que precisa de:

  • Hidratação: É aquele cabelo seco/ressecado, opaco (sem brilho), quando molhado fica embaraçado e difícil de pentear e quando seco fica armado. Essa é a fase que o cabelo mais precisa pois nosso cabelo perde água muito facilmente com exposição ao sol, poeira, cloro, água do mar, etc. Faça de 2 a 3 vezes por semana. 
  • Nutrição: O cabelo precisa de óleos 100% vegetais quando tem muito frizz, fica desalinhado e poroso. É aquele cabelo que não fica macio ao toque, você passa os dedos da ponta pra raiz e sente "erupções". Geralmente 1 a cada semana ou a cada 15 dias (para cabelos com oleosidade natural excessiva) é o suficiente.
  • Reconstrução: Geralmente essa etapa deve ser feita após alguma modificação como descoloração, coloração, alisamento, relaxamento, etc, pois é nesses processos que o cabelo perde a sua massa, a sua queratina. O cabelo que precisa de reconstrução é ralo nas pontas e no comprimento, poroso, quebradiço, com pontas duplas e elástico. Para ler o guia dos cabelos elásticos, clique aqui
     Existe também um pequeno teste pra ajudar quem não consegue perceber assim tão facilmente. Pegue um fio do topo da cabeça pois esses são os fios mais sensíveis e que sofrem mais com os radicais livres e os processos de modificação. Enrole as pontas do fio no dedo indicador e puxe de leve até arrebentar. Nós temos quatro opções:
  1. Você mal puxa o fio e ele quebra, está sem elasticidade e força. Então seu cabelo está seco, precisa de água, dá-lhe bastante hidratação!
  2.  Você puxa o fio e ele está endurecido e resistente, mas sem elasticidade natural e acaba quebrando mesmo com resistência. Invista em hidratação e nutrição, intercale bastante as duas. 
  3. Você puxa e o fio estica e não volta ao estado de elasticidade natural, parece um chiclete e logo se arrebenta. Esse fio precisa de reconstrução.
  4. Você puxa o fio, ele tem elasticidade natural e quando puxa volta a sua forma normal sem arrebentar e tem resistência a quebra, só depois de umas boas puxadas até o fio se arrebentar da raiz, não quebrar. Ótimo, seu cabelo está saudável, dê uma pequena pausa no cronograma!
    Enfim amores, espero que eu tenha facilitado o máximo possível para que vocês possam ir atrás das etapas certas. Para saber sobre receitas caseiras e produtos de hidratação clique aqui, para nutrição clique aqui e para reconstrução clique aqui. Qualquer dúvida é só me procurar ou dar uma olhada nos posts antigos do blog. Beijinhos e até o próximo post ;* 

6 comentários:

  1. Eu acabo usando o método LOC para tratar o cabelo quando ele ta muito ruim, para mim funciona muito bem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre vejo as manas usando o LOC como finalização, não como tratamento... Vou falar sobre ele em breve aqui no blog <3

      Excluir
  2. Já tinha visto teu post mais cedo, mas no celular não pude comentar, então voltei pra dizer que gostei das dicas. Antes tinha muita dificuldade em entender o que meu cabelo queria, até que tive um sério problema por excesso de queratina.
    Meu cabelo é oleoso, ai parece que tá mega hidratado, mas é ilusão. Já vou anotar as dicas pra passar a cuidar do meu amorzinho melhor ♥ Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber disso, espero que sempre volte. Eu que agradeço por saber que estou ajudando. Beijo <3

      Excluir
  3. Ótimo post. Bem explicativo. Anos com cabelo colorido e não sabia desse teste. kkk

    escamasecabelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho há 4 anos e fui descobrir esses testes recentemente também hahaha

      Excluir